DETALHES

Salas Limpas

Requisitos Gerais

  • Áreas limitadas em tamanho para tornar seu controle mais simples, mas sem comprometer atividades de operação, manutenção e limpeza do ambiente.
  • Elementos de construção compartilhados entre áreas de alta higiene e demais áreas, por exemplo tubulações, sistemas de drenagem, transportadores, sistemas de rejeito, etc devem ser considerados no projeto da sala limpa com medidas preventivas para redução de impacto.
  • Elevadores jamais devem conectar áreas de diferentes classificações de higiene.
  • Duas linhas de produção instaladas em uma sala limpa podem ser submetidas a qualquer procedimento de manutenção, ou limpeza, enquanto a outra estiver em operação desde que fisicamente qualquer possibilidade de contaminação cruzada entre as duas linhas seja estabelecida.
  • Tetos falsos, onde espaços vazios não puderem ser limpos, acessados ou mantidos adequadamente, não são permitidos. Acabamentos como azulejos ou ladrilhos, com graute associado, deverão ser evitados.
  • Simplificar o máximo possível o método de fixação e instalação de equipamentos no piso da sala limpa.
  • Todas as áreas sujeitas a eventuais danos causados pela operação de empilhadeiras, manuais ou não, deverão ser protegidas. Tais proteções não deverão oferecer riscos de proliferação de vetores (deverão evitar o acúmulo de água, pó, etc).

Requisitos Específicos

  • Materiais
  • Superfícies (pisos, paredes e tetos)
  • Entradas (portas e janelas)
  • Iluminação
  • Drenagem
  • Barreiras
    • Física Estrutural
    • Virtual
  • Limpeza
  • Procedimental
  • Controle ambiental

Equipamentos e Instalações

Escopo de fornecimento:

  1. Sistemas de HVAC.
  2. Sistemas de insuflamento e exaustão de ar.
  3. Painéis elétricos, de instrumentação, IHM’s e controladores.
  4. Sensores analógicos e digitais.
  5. Conjunto de dutos de ar de insuflamento, exaustão com dispositivos de controle de vazão (dampers, difusores, etc.) e isolamento termoacústico.
  6. Tubulações de ar comprimido para instrumentação, onde necessário.
  7. Mobiliários para salas de assepsia e salas de guarda de ferramental.
  8. Sistemas de detecção e combate à incêndio, incluindo alarmes sonoros e visuais para evacuação de emergência.
  9. Sistema de iluminação completo.
  10. Sistema de comunicação entre ocupantes das salas limpas e observadores externos.
  11. Sistemas de drenagem.
  12. Estruturas metálicas para suporte de equipamentos, plataformas de inspeção e manutenção.
  13. Todos os demais equipamentos e acessórios para o perfeito funcionamento das salas limpas seguindo a modalidade de contratação por regime FPC (Engineering, Procurement & Construction).